ALEMANHA, O PAÍS que celebra a CERVEJA

 

Ah! Que delícia aquela cervejinha gostosa com os amigos, depois do trabalho ou mesmo em casa. Bom mesmo é pedir uma cerveja e sentir que ela é mesmo de qualidade. Na Alemanha isso é possível, aliás,  vai ser difícil você encontrar uma cerveja que não seja de qualidade.

Você conhece a história da cerveja na Alemanha?

Em 1516 dois duques bávaros Guilherme 4º e Ludovico 10º proclamaram um decreto que dizia que a partir daquele dia em diante nas cidades, feiras e campo não se deveria usar na cerveja NADA além de lúpulo, cevada e água! Esse decreto foi extinguido mas ainda hoje alguns cervejeiros ainda produzem a cerveja da mesma forma. O decreto era chamado de Reinheitsgebot (lei da pureza). O intuito dos dois duques era de preservar a saúde dos seus súditos, na época a cerveja não tinha o teor alcoólico que tem hoje e realmente era bebida por todos, dos adultos as crianças.

como assim preservar a saúde das pessoas?

É que antes deste decreto, os ingredientes da cerveja eram cheios de surpresa: pedaços de madeira, ferrugem, ervas daninhas, plantas narcóticas e tóxicas e por ai vai. Tudo o que se podia misturar para dar sabor estava ali. Sem contar as condições da água na Alemanha no século VI, com certeza ela não era das mais favoráveis, por isso o ato de consumir cerveja seria mais saudável se ela fosse o mais pura possível. O tempo passou e em 1907 algumas coisinhas mudaram desde os preceitos bávaros do preparo da cerveja. Foi autorizado a utilização de fermento e malte no lugar da cevada. Os alemães não usam conservantes, enzimas ou aromatizantes no preparo das suas cervejas como os belgas, por exemplo.

 

 

Festa da Cerveja:

A Oktoberfest é mundialmente conhecida como festival da cerveja, é celebrada há mais de 200 anos na Alemanha e acontece todos os anos entre final de setembro e começo de Outubro em várias cidades da Alemanha. A  Oktoberfest mais popular da Alemanha é a da cidade de Munique, mas existem várias outras que vale a pena ser conhecidas, como a de Stuttgart.

Nós já estivemos em duas edições da Oktoberfest em Munique e contamos sobre a origem do festival e também mostramos o ambiente maravilhoso da festa.

 

 

A Alemanha é campeã no ranking europeu de venda de cervejas e tem mais de 5.500 marcas  como por exemplo a Oettinger, Krombacher, Warsteiner, Paulaner, Erdinger Weissbier e a Hofbräu que tem um pavilhão bem grande na Oktoberfest.  Nós estivemos na Oktoberfest em Munique dois anos e fizemos um vídeo mostrando detalhes da festa.

 

O país também tem mais de 1.500 cervejarias, cada alemão bebe em média uns 110 litros de cerveja por ano, é bem pouco comparado a Republica Checa por exemplo. É importante você saber que cada cerveja tem seu próprio recipiente. Dependendo do tipo da cerveja pode ser uma caneca mais fina, outra com vidro mais grosso, mais larga ou estreita. Tudo isso interfere no sabor e temperatura da cerveja. Aliás, a temperatura aqui é ambiente e não se fala mais nisso. Se você é daqueles que fica altinho só com um copo de cerveja, espera até experimentar as cerveja da Bavaria. Nessa região o teor alcóolico das cervejas chega a 6%. Não vai precisar de um copo para você ficar tonto!

 

Onde se hospedar um Munique durante a festa da Cerveja

 



Booking.com

Acho que está na hora de você dar uma pausa na leitura e ir tomar aquela cervejinha: Ein Prosit!

Comments

Comentários

Post a Comment

Mirella e Romulo compartilham suas experiências de viagem e trabalho enquanto vivem pelo mundo.

Siga o Travel and Share