8 Dicas para tirar fotos melhores com o celular

Algumas fotos tiradas com celulares me fazem questionar se devo vender minha câmera e investir no recém-lançado iPhone, pensando nisso escrevi 8 Dicas para tirar fotos melhores com o celular.  Atualmente, os celulares possuem câmeras incríveis, que junto com a praticidade do aparelho, os fazem uma ferramenta a ser levada a sério! Então com essas dicas você vai conseguir tirar todo proveito da câmera do seu celular.

Para começar:

Use o modo manual

Ter total controle das configurações, mesmo que só as básicas ( ISO, Abertura e Obturador) da câmera é importantíssimo para tirar fotos melhores, já que nem sempre o celular vai saber como você quer a foto.

Preste atenção na luz

A luz é a parte mais importante da fotografia, por isso preste muita atenção em como ela está, sua intensidade, direção, cores, sombras etc. Por exemplo, a não ser que queira um efeito de silhueta, nunca tire fotos com uma forte fonte de luz atrás daquilo que queira tirar foto.

Composição

Já viu aquele quadriculado que aparece na tela quando você vai tirar uma foto? Então, aquilo é uma ferramenta de composição bem famosa, a regra dos terços, que da a dica de alinhar os “pontos de interesse” da sua foto, nessas bolinhas:

Mas lembre-se que essa regra, como várias outras na fotografia, foi feita para ser quebrada já que o mais importante é a sua criatividade.

Limpe a lente

É normal encontrar marcas de dedo na câmera do celular, afinal usamos o celular com a mão, por isso lembre-se de dar aquela limpadinha antes de tirar uma foto, se não pode acabar com uma imagem meio esfumaçada!

Evite o zoom digital

Essa dica é um pouco ultrapassada se levarmos em conta os novos celulares que possuem duas lentes, uma grande angular e uma teleobjetiva. Porém, ainda acho legal compartilhar essa, já que não são todos que possuem esses aparelhos:

 

O que acontece é, quando você usa o zoom digital, ocorre uma perda de qualidade, diferente do que aconteceria se utilizasse o zoom óptico, portanto, se não possuir um aparelho com duas lentes, não utilize o zoom digital! Se for possível, só chegue mais perto do que quer tirar foto.

Edite as fotos

Suas fotos podem ter uma composição e luz perfeitas, mas se você não editar elas, você perde a chance de dar um toque extra, por isso, vale dar uma olhada nesses apps para editar suas fotos no celular!

Usar a câmera traseira

A qualidade de uma foto, simplificadamente, vai depender da lente e do sensor da câmera. Por isso, quando você utiliza a câmera da frente do celular a foto fica com uma qualidade pior, principalmente pelo sensor da camera frontal ser tão pequeno, fora que a lente frontal gera uma distorção muito maior. Então, sempre que possível, utilize a camera traseira para ter um resultado melhor!

Pratique Pratique Pratique

Independente de saber o que é ISO, Abertura, Obturador, Hora Dourada etc. O mais importante é que você pratique o máximo possível, desenvolver seu “Olho Fotográfico”, perceber que mudanças geram quais resultados e assim, aprender fazendo. Sabe aquela história de 10.000 horas de prática para virar um mestre naquilo que faz? Então, exatamente!

Espero que essas dicas te ajudem a explorar o potencial fotográfico seu e do seu celular, lembre se de postar uma foto com a hashtag #TASdicas caso alguma dessas dicas tenham te ajudado!

Comments

Comentários

Mirella e Romulo compartilham suas experiências de viagem e trabalho enquanto vivem pelo mundo.

Siga o Travel and Share